quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Estudos da Recepção



Bem assistir televisão não é meu ponto forte, dentre os equipamentos tecnológicos acredito que é um dos menos utilizado por mim. Visto que tenho que falar de um programa de televisão irei falar de um que acredito que hoje em relação aos demais seja um dos melhores da televisão brasileira. É um programa de comédia que é apresentado todas as quintas-feiras no horário de 22h25min, tem formato Sticon, Gênero Comédia, Classificação etária DJCTQ (Brasil), Duração 45 minutos. Foi criador por Oduvaldo Vianna Filho e Armando Costa, seu país de origem, Brasil, Idioma original Português, tem como diretor (es) Mauro Mendonça Filho, produtor (es) Guel Arraes. O elenco original atuando hoje é formado por: Marcos Nanini (Lineu), Marieta Severo (Nenê), Pedro Cardoso (Agostinho), Andréa Beltrão (Marilda), Guta Stresser (Bebel), Lúcio Mauro Filho (Tuco), Marcos Oliveira (Beiçola), Tonico Pereira (Mendonça), Evandro Mesquita(Paulão), Natália Lage(Gina) existe o Elenco regular e participação especiais que varia em cada programa. O tema de abertura "A Grande Família" é de Dudu Nobre o programa é exibido pela emissora de televisão original Rede Globo com o formato de exibição 1080i (HDTV) .


A Grande Família é uma série da televisão brasileira exibida pela emissora Rede Globo desde 29 de março de 2001. Trata-se de uma reinterpretação contemporânea

da série original, exibida entre 1972 e 1975. Os personagens foram atualizados e incorporados à realidade atual, mas a o programa é focado na família de Lineu e Nenê, que está sempre tentando resolver problemas dos filhos Tuco e Bebel, causado na maioria das vezes por Agostinho.

O programa A Grande Família é dirigido a todo publico visto que é uma comédia que retrata o cotidiano de uma família de classe médio-baixa brasileira, mostrado com muito bom humor, é um seriado, portanto não tem apresentador, é um exemplo de programa popular de qualidade inclusive seus blocos não têm o mesmo tempo, a duração o programa é de 45 minutos possui quatro blocos com intervalos de 1 a 3 minutos, é apresentado semanalmente e cada episódio retrata a história de um tipo de família diferente, seus episódios não têm continuidade, são sempre concluído no final de cada episódio, sempre fala da realidade das famílias brasileiras de classe médio-baixa e por mais que divertidas que sejam as trapalhadas desse elenco, as histórias são sempre inspiradas nas brigas e situações familiares mais comuns, por isso o programa transmite humor, mas também faz o telespectador refletir como podem trazer inúmeros problemas situações como ciúmes, fofocas, birras desonestidade e chantagens são situações que surgem em qualquer tipo de família.


O que o programa deseja comunicar é que toda família tem problema e ao mesmo tempo repassa que todas podem ser felizes apesar dos problemas que os rodeiam. Não possui só entretenimento, transmite valores, valores estes que precisam ser revistos em vários tipos de vida familiar hoje, como por exemplo, o perdão, os laços familiares à honestidade e outros. O programa como já citado a cima é uma comédia com partes bastante humorísticas a linguagem utilizada é uma linguagem simples e coloquial de fácil entendimento, há variedades de assuntos relacionados a cada tema apresentado sempre informando algo ao publico. Eu como telespectadora dou nota 10 para esse programa e recomendo as pessoas de todas as idades, pois é muito divertido, também mudaria para um dia de domingo a tarde onde todos da família pudessem assistir, ou talvez para um horário mais cedo, pois ele inicia as 10h25minh e termina tarde, particularmente não mudaria nada no programa, acho o máximo.

Após realizar as entrevista e comentários de algumas pessoas que assiste regulamente o programa houve divergência em relação a temas, criticas de alguns personagens alguns consideram o programa outros não gostam do programa por considerá-lo repetitivo e linguagem vulgar, mas a maioria gosta do programa não perde por nada, entrevistando meu filho de 14 anos ele disse que particularmente não mudaria nada, outra pessoa entrevistada acha alguns episódios são bons outros são sem graça deveria envolver assuntos mais criativos onde servisse de exemplo, ou melhor, que retratasse algo mais educativo. Discordo de alguns pontos de vista dos entrevistados porque o conteúdo desse programa é utilizado mais para uma forma de distração, porque é um programa de humor não é um programa educativo. Então quem tira um tempinho para assistir a grande família se diverte, coisa que muitos hoje não têm tempo de fazer.







Observação: Alguns assuntos estão repetidos, pois o texto foi estruturado seguindo o roteiro determinado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário