quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Internet lugar de autoria ou plágio

Internet é lugar de autoria ou plágio



No meu ponto de vista é mais plágio do que autoria.

Para muitos a internet tem servido como fonte de pesquisa, local para aperfeiçoamento de conhecimentos, mas infelizmente para muitos tem sido um ambiente de plágio. Cabe a cada educador incentivar os alunos a criar e ser autor, muitos tem prazer em produzir, porém muitos dos indivíduos em geral são meros copistas, ainda sente orgulhosos de falar que hoje não precisa de esforço encontra-se tudo pronto. O individuo que utiliza a internet como plágio torna-se robôs sem criatividade, ficando impossibilitado de discutir e expor suas idéias.

Pedro Demo deixa claro que as crianças do século XXI manipulam os teclados sem susto algum, mesmo antes de serem alfabetizadas, pois são nativas e nós educadores somos migrantes tímidos e com receio das telas. O que se vê ainda é que a maioria dos docentes não lida com as novas tecnologias e as unidades escolares estão despreparadas para atender essa clientela, cabe ao professor se preparar para enfrentar o mundo real onde as tecnologias fazem parte do cotidiano, deve fazer das tecnologias meio de aprendizagem, não fim em si mesmo. Entre tantos os desafios para o educador do século XXI está o de educar o estudante para pesquisar na internet não plagiar.

O que se vê é que a internet é o melhor caminho para propagar o plágio, visto que não tem como ser controlado, apesar das pessoas saber que é crime. O plágio na internet é constante.

2 comentários:

  1. Olá Cirlene!
    Realmente é verdade que a internet tem se tornando uma excelente fonte de pesquisa, mas as pessoas tem confundido a função dessa fonte de pesquisa e tem praticado o plágio.O plágio é um amigo para os preguiçosos e um inimigos para os que têm coragem de construir novos conhecimentos.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Cirlene pelo seu blog! Este texto que você colocou é pertinente ao momento atual. A internet tornou-se uma uma ferramenta poderosa tanto para bem, como as pessoas maldosas usam para outros fins. Sucesso amiga.
    Madalena

    ResponderExcluir